Frases de Oscar Wilde
Foi um influente escritor, poeta e dramaturgo britânico de origem irlandesa.
A cada bela impressão que causamos, conquistamos um inimigo. Para ser popular é indispensável ser medÃocre.
A única coisa a fazer com os bons conselhos é passá-los a outros; pois nunca têm utilidade para nós próprios.
Devem-se escolher os amigos pela beleza, os conhecidos pelo caráter e os inimigos pela inteligência.
Algumas pessoas preferem ser medÃocres. Outras, quando resolvem não ser, correm o risco de perder amigos.
O aborrecimento é a coisa mais horrÃvel do mundo. É o único pecado para o qual não existe perdão.
A maioria das personalidades foram forçados a se tornar rebeldes. A metade da sua força foi perdida no atrito.
A partir do momento que eu conheci você, a sua personalidade teve a influência mais extraordinária sobre mim. Eu estava dominado, em alma, mente e energia.
Mas então um lamenta a perda, mesmo dos piores hábitos de um mesmo. Talvez um lamenta a maioria deles. Pois eles são uma parte tão essencial de uma personalidade.
Um crÃtico deveria ser ensinado a criticar uma obra de arte, sem qualquer referência a personalidade do autor.
O tempo tem inveja de você, e luta contra seus lÃrios e rosas. Vai tornar-se pálido, vai se afundar as bochechas e seus olhos vão perder o brilho. Vai sofrer terrivelmente...
As mulheres comuns estão sempre com ciúmes por seus maridos. As mulheres bonitas nunca o estão. Estão sempre ocupadas em estar com ciúmes de maridos de outras mulheres.
Entre homens e mulheres não há nenhuma amizade possÃvel. Há paixão, inimizade, adoração, amor, mas nenhuma amizade.
O amor deveria perdoar todos os pecados, menos um pecado contra o amor. O amor verdadeiro deveria ter perdão para todas as vidas, menos para as vidas sem amor.
O homem é um animal racional que perde sempre a cabeça quando é chamado a agir pelos ditames da razão.
O maior castigo que o destino aplica ao homem casado é ver que sua mulher sempre acaba por se parecer com sua sogra.
Uma sociedade se embrutece mais com o emprego habitual dos castigos que com a repetição dos delitos.
A vaidade é uma das principais virtudes, e, no entanto, poucas pessoas admitem que a procuram e a tomam como objectivo. É na vaidade que muitos homens ou mulheres encontraram a salvação, mas, apesar disso, a maioria das pessoas arrasta-se a quatro patas em demanda da modéstia.
Para os filósofos, as mulheres representam o triunfo da matéria sobre o espÃrito, enquanto os homens representam o triunfo do espÃrito sobre a moral.
Penso que todo o sucesso na vida prática, todo o sucesso real, é ligeiramente tingido de falta de escrúpulos e que a ambição é sempre recheada de escrúpulos.
Não diferimos uns dos outros senão pelos acessórios - pelo vestuário, pelas maneiras, tom de voz, opiniões religiosas, aparência pessoal, alguns hábitos e outras coisas do mesmo género.
Eu escolho meus amigos por sua boa aparência, meus conhecidos por seu bom caráter, e meus inimigos por seu bom intelecto. Um homem não pode ser tão cuidadoso na escolha de seus inimigos.
A CrÃtica, tanto na mais elevada quanto na mais baixa de sua expressões, não passa de uma forma de autobiografia.
Um homem deve dar toda importância à escolha de seus inimigos: eu não tenho um só que não seja idiota.
Escolho meus amigos pelo bom aspecto, meus conhecidos pelo bom gênio e meus inimigos pela inteligência. Escolho meus amigos pela beleza, os meus conhecidos pela respeitabilidade, e os meus inimigos pela inteligência. (tradução alternativa)
Escolho os meus amigos pela sua boa apresentação, os meus conhecidos pelo seu bom carácter e os meus inimigos pela sua boa inteligência. Um homem não pode ser muito exigente na escolha dos seus inimigos.
As leis são feitas para que as autoridades possam se esquecer delas,assim como realizam-se casamentos para que o tribunal do divórcio não fique ocioso.
A forma de governo mais adequada ao artista é a ausência de governo. Autoridade sobre ele e a sua arte é algo de ridÃculo.
A consciência e a covardia são, na realidade, a mesma coisa. A consciência nada mais é que a firma dessa razão social. E isso é tudo
O povo grita contra o pecador e todavia não é o pecador, mas o estúpido, que é a nossa vergonha. Não há outro pecado além da estupidez.
A alma nasce velha, e vai rejuvenescendo. É a comédia da vida. E o corpo nasce jovem, mas envelhece; é a tragédia da vida.
A verdadeira tragédia do pobre é que só pode aspirar à renúncia. Os belos pecados, como as coisas belas, são privilégio dos ricos.
Há duas tragédias na vida: uma a de não satisfazermos os nossos desejos, a outra a de os satisfazermos.
As acções são a primeira tragédia da vida, as palavras são a segunda. Sem dúvida, são as palavras a pior tragédia. As palavras são impiedosas.
Os que são fiéis apenas conhecem o lado trivial do amor; só os infiéis conhecem as tragédias do amor.
Todas as mulheres transformam-se em suas mães. Essa é a tragédia delas. Isso não ocorre com os homens. Essa é a tragédia deles.
A tragédia da velhice consiste não no fato de sermos velhos, mas sim no fato de ainda nos sentirmos jovens.
Neste mundo, há apenas duas tragédias: uma a de não satisfazermos os nossos desejos, e a outra a de os satisfazermos.
Toda a mulher acaba por ficar igual à sua própria mãe. Essa é a sua tragédia. Nenhum homem fica igual à sua própria mãe. Essa é a sua tragédia.
O homem culto é aquele que sabe encontrar um significado bonito para as coisas bonitas. Para ele a esperança é um fato real
Na luta feroz pela existência, queremos contar com alguma coisa duradoura. E enchemos a mente com bobagens e fatos, na esperança insensata de guardarmos o nosso lugar.'
O amor vive de repetição. Cada um de nós tem, na existência, no mÃnimo uma grande aventura. O segredo da vida é reeditar essa aventura sempre que seja possÃvel.
Certas criaturas têm a mania de dar bons conselhos precisando tanto deles para si... É o que chamo de cúmulo da generosidade.
A pior forma de tirania que o mundo sempre viu é a tirania do fraco sobre o forte. Esta é a única forma de tirania que dura.
A história da mulher é a história da pior tirania que o mundo conheceu: a tirania do mais fraco sobre o mais forte.
A moralidade é apenas a atitude que adoptamos para com as pessoas de que pessoalmente não gostamos.
Consciência e cobardia são realmente a mesma coisa. Consciência é o nome comercial da firma - eis tudo.
Demasiada maquilhagem e muito pouca roupa para vestir é sempre um sinal de desespero para a mulher.
Ela apareceu com vermelho exagerado e roupa de menos noite passada. Em uma mulher, isso é sempre um sinal de desespero
Sim, sou um sonhador. Sonhador é quem consegue encontrar o próprio caminho ao luar e, como punição, vê o alvorecer antes do resto do mundo.
Um sonhador é aquele que só ao luar descobre o seu caminho e que, como punição, apercebe a aurora antes dos outros.
Todo o mundo sabe compadecer o sofrimento de um amigo, mas é preciso ter uma alma realmente bonita para se apreciar o sucesso de um amigo.
Por detrás da Alegria e do Riso, pode haver uma natureza vulgar, dura e insensÃvel. Mas, por detrás do Sofrimento, há sempre Sofrimento. Ao contrário do Prazer, a Dor não tem máscara.
Qualquer um pode simpatizar com os sofrimentos de um amigo, mas é preciso que de fato se tenha muito boa Ãndole para se simpatizar com o sucesso de um amigo.
Qualquer um pode simpatizar com os sofrimentos de um amigo, mas é preciso um refinamento de natureza para simpatizar com o sucesso de um amigo.
Toda a gente é capaz de sentir os sofrimentos de um amigo. Ver com agrado os seus êxitos exige uma natureza muito delicada.
As desventuras são suportáveis pois vêm de fora, são meros acidentes. É no sofrimento causado pelas nossas próprias faltas que se sente a ferroada da vida.
Não há mérito algum em ter simpatia pelo sofrimento. É muito mais difÃcil simpatizar com o pensamento.
Frequentemente tenho longas conversas comigo mesmo, e sou tão inteligente que algumas vezes não entendo uma palavra do que estou dizendo.
As mulheres não bonitas estão sempre ciumentas dos seus maridos; as bonitas nunca! Não têm tempo. Estão sempre ocupadas com o ciúme em relação aos maridos das outras mulheres.
As mulheres bonitas não têm que ter ciúmes dos seus maridos. Estão demasiado ocupadas com os ciúmes que têm dos maridos de outras mulheres.
Chamamos de Ética o conjunto de coisas que as pessoas fazem quando todos estão olhando. O conjunto de coisas que as pessoas fazem quando ninguém está olhando chamamos de Caráter
O único encanto do casamento é que ele torna a vida uma decepção absolutamente necessária para ambas as partes.
Sim, você me estimará, sempre. Represento para você todos os pecados que nunca teve coragem de cometer.
A maior parte das pessoas vai à falência por ter investido com demasiado peso na prosa da vida. Acabar arruinado pela poesia é uma honra.
... A música cria para nós um passado que ignorávamos e desperta em nós tristezas que tinham sido dissimuladas às nossas lágrimas....
No inÃcio, os filhos amam os pais. Depois de um certo tempo, passam a julgá-los. Raramente ou quase nunca os perdoam.
Não aprovo nada que espolie a ignorância natural. A ignorância é semelhante a um delicado fruto exótico: o mÃnimo contacto faz-lhe desaparecer o aroma.
O jornalismo moderno tem uma coisa a seu favor. Ao nos oferecer a opinião dos deseducados, ele mantém-nos em dia com a ignorância da comunidade.
As pessoas ensinam para esconder a própria ignorância, tal como sorriem para esconder as lágrimas.
Dando-nos as opiniões dos ignorantes, nos coloca em contato com a ignorância de toda a comunidade.
O homem pode suportar as desgraças, elas são acidentais e vêm de fora: o que realmente dói, na vida, é sofrer pelas próprias culpas.
Só há uma coisa no mundo pior do que estar na boca dos outros, e é não estar na boca de ninguém.
O egoÃsmo não consiste em vivermos os nossos desejos, mas sim em exigirmos que os outros vivam da forma como nós gostarÃamos. O altruÃsmo consiste em deixarmos todo o mundo viver do jeito que bem quiser.
Quando a mulher se casa novamente, é porque odiava o primeiro marido. Quando o homem volta a se casar, é porque adorava a primeira esposa. As mulheres tentam a sorte; os homens põem em risco a sua.
Adoro os escândalos dos outros. Os que me dizem respeito não me interessam. Não tem o atrativo da novidade.
Se você não consegue entender o meu silêncio de nada irá adiantar as palavras, pois é no silêncio das minhas palavras que estão todos os meus maiores sentimentos.
Se soubéssemos quantas e quantas vezes as nossas palavras são mal interpretadas, haveria muito mais silêncio neste mundo.
É preciso comungar com a alegria, a beleza, a cor da vida. Quanto menos se falar dos horrores da vida, melhor se vive.
A desobediência, é aos olhos de qualquer estudioso da História, a virtude original do homem. É através da desobediência que se faz o progresso, através da desobediência e da rebelião.
A personalidade é coisa assaz misteriosa. Nem sempre podemos analisar o homem pelo que faz: às vezes ele observa a lei e, no entanto, não possui valor, outras, infringe-as, e no entanto é grande.
A vida de casado é apenas um hábito... um mau hábito. Mas é difÃcil perder um hábito, mesmo o pior. Os maus hábitos são uma parte essencial da nossa personalidade.
Aquilo a que chamamos de falta de sinceridade é muito simplesmente o método pelo qual multiplicamos as nossas personalidades.
Causa-nos sempre desgosto perder os nossos hábitos, mesmo os piores. São estes, sem dúvida, os que mais se lamentam, tal é a importância que têm na nossa personalidade.
Se há uma coisa que destrua a personalidade, essa coisa é a fidelidade às promessas; talvez também o gosto pela verdade.
Não se pode haver amizade entre homem e mulher. Pode haver paixão, hostilidade, adoração, amor, mas não amizade
Não há amizade possÃvel entre os homens e as mulheres. Há paixão, inimizade, adoração, amor, mas não amizade.
Cada vez que se ama é a única vez que se amou. A diferença de objecto não altera a singularidade da paixão. Simplesmente a intensifica.
A única diferença que existe entre um capricho e uma paixão eterna é que o capricho é muito mais duradouro.
Uma grande paixão é privilégio de quem não tem nada que fazer. É a única ocupação das classes ociosas de um paÃs.
Só podemos dar uma opinião imparcial sobre as coisas que não nos interessam, sem dúvida por isso mesmo as opiniões imparciais carecem de valor.
Enquanto para a boa sociedade, deixar-se levar pela contemplação é o erro mais grave que um cidadão pode cometer, segundo a opinião mais culta é a única ocupação correcta para o homem.
A educação é uma coisa admirável, mas é bom recordar que nada do que vale a pena saber pode ser ensinado.
Para aqueles que não são artistas e para quem viver a realidade dos factos é o único modo possÃvel de vida, a dor é o único caminho que conduz à perfeição.
As mulheres dão tudo aos homens, até o ouro das suas vidas. Sem dúvida, mas, infalivelmente, exigem que lho convertam em moeda corrente.
Temo bastante que as boas pessoas tragam bastantes males a este mundo. O seu grande erro é, sem dúvida, o de darem tanta importância ao mal.
Agouros, sinais, são coisas que não existem. O destino não costuma enviar arautos. É muito sabido, ou muito cruel para fazer isso.
Uma virtude é semelhante a uma cidade no alto de uma montanha - não se pode escondê-la. Podemos dissimular os vÃcios se o pretendermos - nem que seja só por momentos -, mas a virtude está exposta aos olhos de todos.
Geralmente a virtude não é mais do que uma espécie de imperfeição, tal como o vÃcio é uma afirmação do intelecto.
Posso perdoar a força bruta, mas a razão bruta é uma coisa irracional. É bater abaixo da linha do intelecto.
As pessoas que fazem prevalecer a razão são como quem esmigalha pedras na estrada: enchem-vos de grãos de terra e de poeira.
Tudo que desejo ressaltar é o princÃpio geral de que a Vida imita a Arte muito mais do que a Arte imita a Vida.
Uma hesitação, seja ela qual for, é um sinal de decrepitude mental nos jovens e de fraqueza fÃsica nos velhos.