Frases de Chico Xavier
Foi um médium, filantropo e um dos mais importantes expoentes do Espiritismo.
Não existe progresso sem esforço, vitória sem luta, aperfeiçoamento sem sacrifÃcio, assim como não existe tranquilidade sem paciência.
Nós, seres humanos, estamos na natureza para auxiliar o progresso dos animais, na mesma proporção que os anjos estão para nos auxiliar. Portanto quem chuta ou maltrata um animal é alguém que não aprendeu a amar.
Progresso é a soma dos problemas solucionados. Evolução é barreira vencida. Dificuldade é medida de resistência. Tribulação é o cadinho da fé.
Amizade só faz sentido se traz o céu para mais perto da gente, e se inaugura aqui mesmo o seu começo.
Tudo que criamos para nós, de que não temos necessidade, se transforma em angústia, em depressão...
Aprendi a deixar os dias mais simples, mais leves... Comecei a acreditar que ser feliz é descomplicar a vida, pelo lado de dentro!
Procure descobrir o seu caminho na vida. Ninguém é responsável pelo nosso destino a não ser nós mesmos.
A caridade é um exercÃcio espiritual... Quem pratica o bem, colocam em movimento as forças da alma.
Se Allan Kardec tivesse escrito que fora do Espiritismo não há salvação, eu teria ido por outro caminho. Graças a Deus ele escreveu Fora da Caridade, ou seja, fora do Amor não há salvação.
Agradeço todas as dificuldades que enfrentei; não fosse por elas, eu não teria saÃdo do lugar. As facilidades nos impedem de caminhar. Mesmo as crÃticas nos auxiliam muito
Se as crÃticas dirigidas a você são verdadeiras, não reclame; se não são, não ligue para elas
Não desanime em razão da crÃtica. Se a censura é serviço cabÃvel a qualquer um, a realização elevada é obra de poucos.
O espÃrito que adquirir a virtude do perdão não achará dificuldade em mais nada. Haja o que houver, aconteça o que acontecer, ele saberá administrar sua vida...
E guardemos a certeza pelas próprias dificuldades já superadas que não há mal que dure para sempre.
No minimo, a prece nos pacifica para que encontremos por nos mesmos, a saÃda para a dificuldade que estejamos enfrentando.
Quando alguém lhe magoar ou ofender não retruque, não responda da mesma forma. Apenas sinta compaixão daquele que precisa humilhar, ofender e magoar para sentir-se forte.
Quem tudo suporta em silêncio - calúnia, agressões, injúrias - conquista uma autoridade moral que faz calarem os opositores e transforma aversão em admiração.
Os nossos guias espirituais traduzem a nossa insatisfação, no mundo inteiro, como sendo a ausência de Jesus Cristo em nossos corações.
A árvore nascente aguarda-te a bondade e a tolerância para que te possa ofertar os próprios frutos em tempo certo.
Aceitemos com humildade o concurso sagrado daqueles que se constituem nossos benfeitores nas Esferas Mais Altas e estendamos aos nossos irmãos mais necessitados que nós mesmos os braços fraternos que o Espiritismo envolve em bênçãos de revelação e de amor.
Cada dia que amanhece assemelha-se a uma página em branco, na qual gravamos os nossos pensamentos, ações e atitudes. Na essência, cada dia é a preparação de nosso próprio amanhã.
Às vezes, naquele minuto de oração deixamos de tomar uma atitude precipitada, de proferir uma palavra agressiva, de permitir que a cólera nos induza a qualquer atitude infeliz...
Trazendo a sua consciência tranquila, nos deveres que a vida lhe deu a cumprir, você pode e deve viver a sua vida tranquila, sem qualquer necessidade de ser infeliz.
Quando o espÃrito toma consciência de que é o construtor de si mesmo, o artÃfice de sua felicidade, ele não para mais. Pode acontecer o que for, que ele continua.
Não te deixe abater, ante as alterações do equipamento fÃsico. Busquemos a Eternidade. Moléstias não atingem a alma, quando não se filiam aos remorsos da consciência.
Uma das mais belas lições que tenho aprendido com o sofrimento: Não julgar, definitivamente não julgar a quem quer que seja.
Precisamos desalojar o ódio, a inveja, o ciúme, a discórdia de nós mesmos, para que possamos chegar a uma solução em matéria de paz, de modo a sentirmos que os tempos são chegados para a felicidade humana.
A verdadeira coragem não é a de enfrentar o leão, a cobra, mas, sim, a de enfrentar o nosso próprio impulso.
Que eu não perca a vontade de doar este enorme amor que existe em meu coração, mesmo sabendo que muitas vezes ele será submetido a provas e até rejeitado.
Quando demonstramos boa vontade, aceitação, os Benfeitores da Vida Maior nos auxiliam a descobrir o caminho...
Na ignorância não conseguirÃamos, como não conseguiremos, enxergar o caminho real que Deus traçou a cada um de nós na Terra. Todos nós, sejamos crianças ou jovens, adultos ou já muitÃssimo maduros, devemos estudar sempre.
Não sobrecarregues os teus dias com preocupações desnecessárias, a fim de que não percas a oportunidade de viver com alegria.
Que eu não perca a beleza e a alegria de ver, mesmo sabendo que muitas lágrimas brotarão dos meus olhos e escorrerão por minha alma.
Você nem sempre terás o que desejas, mas enquanto estiveres ajudando aos outros encontrarás paz na alma.
Quando cada um de nós transformar-se em livro atuante e vivo de lições para quantos nos observam o exemplo, as fronteiras da interpretação religiosa cederão lugar à nova era de fraternidade e paz que estamos esperando.
Não posso julgar os companheiros que sintam receio da mediunidade, porque a minha mediunidade realmente começou muito cedo, eu não tive oportunidade de sentir medo, isso para mim começou em criança em minha vida, e passou a fazer parte de minha existência atual.
Confiemos na Providência Divina e aceitemos no serviço do bem a nossa mais bela e melhor oportunidade a que denominamos: agora.
Ninguém está órfão de oportunidade. Em toda parte, há serviço que prestar e o melhor que fazer.
A morte é simples mudança de veste, somos o que somos. Depois do sepulcro, não encontramos senão o paraÃso ou o inferno criados por nós mesmos.
Nem Jesus Cristo, quando veio à Terra, se propôs resolver o problema particular de alguém. Ele se limitou a nos ensinar o caminho, que necessitamos palmilhar por nós mesmos.
O mundo é o caminho no qual a alma deve provar a experiência, testemunhar a fé, desenvolver as tendências, conhecer o bem, aprender o melhor, enriquecer os dotes individuais.
O homem caminha em meio as suas próprias obras, portanto se o caminho se encontra áspero, não adianta reclamar a Deus.
A omissão de quem pode e não auxilia o povo, é comparável a um crime que se pratica contra a comunidade inteira.
Conseguir a fé é alcançar a possibilidade de não mais dizer eu creio, mas afirmar eu sei com todos os valores da razão tocados pela luz do sentimento.