Frases de Razão
-
-
Não é que o suicÃdio seja sempre uma loucura. (...) Mas, em geral, não é num acesso de razão que nos matamos.
-
-
-
Os tempos são ligeiros e nós pesados, porque nos sobram recordações. Quem se alimenta delas sofre e descuida as alegrias, mesmo que sejam rápidas e se escondam da nossa razão.
-
As palavras são como os patifes desde o momento em que as promessas os desonraram. Elas tornaram-se de tal maneira impostoras que me repugna servir-me delas para provar que tenho razão.
-
-
-
-
A competição é uma das maiores causas de suicÃdio neste paÃs EUA. Suas principais vÃtimas são pessoas que sempre se julgaram valiosas porque estavam deixando os outros para trás. Quando fracassaram nisso, perderam todo senso de valor próprio e chegaram à conclusão de que não tinham mais razão para levar uma vida de sofrimento.
-
-
-
-
-
-
-
-
Sempre se admitiu que a poesia participava do divino porque eleva e arma o espÃrito submetendo a aparência das coisas aos desejos da alma, enquanto a razão constrange e submete o espÃrito à natureza das coisas.
-
A História é tão pródiga, tão generosa, que não só nos dá excelentes lições sobre a actualidade de certos acontecidos outrora como também nos lega, para governo nosso, umas quantas palavras, umas quantas frases que, por esta ou aquela razão, viriam a ganhar raÃzes na memória dos povos.
-
É impossÃvel estabelecer um diálogo racional com alguém a respeito de crenças e conceitos que não foram adquiridos por meio da razão.
-
-
Procurar a Razão que tudo perdoa, a razão que tudo se ama, a razão que tudo despreza, é ir de encontro a si próprio, e quando encararmos a face dessas razões,meditemos a vida:Razão maior de tudo ser.
-
No amor de uma criança tem tanta canção pra nascer, carinho e confiança, vontade e razão de viver.
-
Por alguma razão, nada me parece tão lúbrico e devasso quanto anões besuntados numa orgia. Mas não falo por experiência.
-
Em temas intelectuais, siga tua razão tanto quando possas, sem temer nennhum outro tipo de consideração. E negativamente: em temas intelectuais, não finjas que é certa nenhuma conclusão que não tenha sido demonstrada ou seja demonstrável.
-
Em tudo quanto se empreende, há que atribuir dois terços à razão e o outro terço ao acaso. Se aumentardes a primeira fracção, sereis pusilânime. Aumentai a segunda, sereis temerário.
-
Acossado pela fome, o homem sobrepõe o instinto de sobrevivência à razão, não respeita a leis, costumes, moral, nem se detém diante de obstáculos materiais.
-
A razão foi-nos atribuÃda como poderio prático, isto é, como poderio que deve ter influência sobre a vontade.
-
-
-
A nossa razão torna-nos por vezes tão infelizes como as nossas paixões; e pode dizer-se do homem, quando isso acontece com ele, que é um doente envenenado pelo próprio médico.
-
Posso perdoar a força bruta, mas a razão bruta é uma coisa irracional. É bater abaixo da linha do intelecto.
-
Nossa razão se obscurece ao considerarmos que as inúmeras estrelas fixas, que brilham no céu, não têm outro fim senão o de iluminar mundos onde reinam o pranto, a dor, e onde, no melhor dos casos, só vinga o aborrecimento; pelo menos a julgar pela amostra que conhecemos.
-
-
Um amoroso é um homem que se empenha em ter mais amor do que lhe é possÃvel ter, e essa é a razão por que todos os homens amorosos parecem ridÃculos.
-
-
A ciência e a tecnologia têm alcançado um nÃvel onde existe o grave perigo que uma arma ainda mais terrÃvel do que as armas nucleares podem ser desenvolvidas; a razão e consciência da humanidade traz a necessidade de erigir uma intransponÃvel barreira para o desenvolvimento de tal arma.
-
Amor e alma gentil estão ligados como nos diz o sábio na canção. Só pode um sem o outro ser pensado se à alma racional falta razão.
-
Os homens de razão opõem-se ao progresso não é porque eles odeiam o progresso, mas é porque eles amam a inércia.
-
O que é um filósofo? É um homem que opõe a natureza à lei, a razão ao costume, a sua consciência à opinião, e o seu julgamento ao erro.