Frases de Consciência
-
Nasce o ideal da nossa consciência da imperfeição da vida. Tantos, portanto, serão os ideais possÃveis, quantos forem os modos por que é possÃvel ter a vida por imperfeita.
-
No ponto de partida não pode haver outra verdade além desta: «penso, logo existo», esta é a verdade absoluta da consciência alcançando-se a si mesma.
-
Preocupe-se mais com a sua consciência do que com sua reputação. Porque sua consciência é o que você é, e a sua reputação é o que os outros pensam de você. E o que os outros pensam, é problema deles.
-
Reconciliarmo-nos com o amigo com quem rompemos relações é uma fraqueza pela qual se expiará quando, na primeira oportunidade, ele fizer exactamente a mesma coisa que produziu a ruptura, até com mais ousadia, munido da consciência secreta da sua imprescindibilidade.
-
Quem não se deslumbra com o fenômeno da existência será como uma criança que vive no teatro do tempo sem ter consciência mÃnima da vida.
-
Como a ilusão da espécie, a moral força o indivÃduo a sacrificar-se pelo futuro: atribui-lhe, aparentemente, um valor infinito, para que, com a consciência do seu valor, tiranize as outras tendências da sua natureza, o subjugue e o impeça de estar satisfeito consigo.
-
(...) No amadurecimento de suas composições pictóricas - estruturadas todas por consciência artesanal que nada deixa a desejar - flui sempre a humildade do artista a revelar toda a beleza poética de sua alma (...)
-
-
Examina a consciência e diz-me qual é para os corações puros e nobres o motivo imenso, irresistÃvel das ambições, do poder, da abastança, do renome? É uma só mulher: é esse o termo final de todos os nossos sonhos, de todas as nossas esperanças, de todos os nossos desejos.
-
A consciência nem todos têm a honra de a conhecer; a consciência é o que quer que seja de vago e de impalpável, de que nós devemos falar como duma figura diáfana de legenda antiga.
-
A morte espera o mais corajoso, o mais rico, o mais bonito. Mas os iguala ao mais covarde, ao mais pobre, ao mais feio, não apenas no ato morrer, nem mesmo na consciência da morte, mas na ignorância da morte. Sabemos que um dia virá, mas nunca sabemos o que é.
-
-
Para muitos a religião ainda é um culto do falo, desprimitivado já pela perversidade da consciência.
-
A literatura num paÃs sem liberdade pública é a única tribuna do alto da qual se pode fazer ouvir o grito da sua indignação e da sua consciência.
-
Complicamos coisas tão simples, não admitimos erros mesmo tendo consciência deles. Orgulho idiota.
-
Uma amante não deve rir, porque isso nos encoraja a enganá-la. Vendo-a alegre, afugentamos os remorsos, se a vemos triste, volta-nos a consciência.
-
-
-
-
Deve-se estabelecer a proposição: só vivemos graças a ilusões - a nossa consciência aflora à superfÃcie.
-
-
Entre o frÃvolo e o trágico: a amargura do pioneiro. Depois de ter sofrido tantas humilhações por ser de vanguarda, quando chega à maturidade, o pioneiro vê os que vieram depois usufruir do que ele descobriu, ignorando-o. A consciência do real é um inútil oxÃmoro que morde.
-
-
Quando é preciso, afogamos até o nosso senso moral, a liberdade, a tranquilidade, a consciência, até tudo, tudo, vendemos tudo por qualquer preço!
-
-
Temos consciência de nossos defeitos, e acreditamos que os outros possuam exatamente o que nos falta.
-
O sistema de opressão é sutil: está ali desde a existência da fome, cristalizado, instaurado, compacto. O exército, o guarda rural, a polÃcia do latifúndio, hoje rangers e boinas verdes ou pretas, estão dotados de um prestÃgio tanto maior quanto é menor a consciência.
-
Cada vez que pomos em liberdade um pássaro cativo - explicou o calculista - praticamos três atos de caridade. O primeiro para com a avezinha, restituindo-lhe a vida ampla, livre, que lhe havia sido roubada; o segundo para com a nossa consciência; o terceiro para com Deus!
-
-
-
Enquanto o nosso governo é administrado para o bem das pessoas, e é regulamentado por sua vontade, enquanto é protegido os direitos das pessoas e dos bens, a liberdade de consciência e de imprensa, valerá defender.
-
Para a formação da consciência pública, para a criação de determinado ambiente, dada a ausência de espÃrito crÃtico ou a dificuldade de averiguação individual, a aparência vale a realidade, ou seja: a aparência é uma realidade polÃtica.
-
O temor não é próprio de quem recebe, é próprio de quem perde. Temor não existe onde há consciência de virtude.
-
-
Quem quiser ouvir a voz sincera da consciência precisa saber fazer silêncio em torno de si e dentro de si.
-
-
Uma pessoa devia ter uma quantidade de pequenos objectivos dos quais devia ter consciência e para os quais devia ter nomes, mas nunca deveria ter nome para o principal objectivo da sua vida, nem consciência dele.
-
Nunca se pratica o mal tão plena e tão alegremente como quando praticado por um falso princÃpio de consciência.
-
Se todo o ouro do mundo fosse fundido em um cubo sólido, ele seria do tamanho de uma casa de oito aposentos. Se um homem tomasse posse de todo este ouro -- bilhões de dólares em valor -- ele não conseguiria comprar amigos, caráter, paz de espÃrito, consciência tranqüila, ou senso de eternidade.
-
(escrevendo a um médico) A metade das vidas que vocês salvam não é digna de ser salva, porque é inútil, enquanto outra metade nem mereceria ser salva porque pérfida. A vossa consciência nunca vos acusa desta guerra permanente contra os planos da Providência?